Acima está o link para o download do meu caderno de Economia Brasileira baseado em fichamentos do livro Economia Brasileira Contemporânea, do Giambiagi.
O caderno abarca o período de Dutra a FHC (1945-2002).
No link acima encontra-se disponível para download o meu caderno da disciplina de Séries Temporais do Prof. Dr. Sandro Eduardo Monsueto, docente da UFG. Foi a partir deste, principalmente, que estudei este conteúdo para o exame Anpec.
O conteúdo deste caderno cobre as principais partes do que cai na Anpec, faltando a parte de Cointegração. A parte inicial foca muito nas demonstrações de média, variância, covariância e correlação dos principais processos de uma equação (AR(1), AR(2), MA(1), ARMA(1,1)); aprendendo a demonstrar e demonstrando rápido na hora da prova, não é necessário decorar as fórmulas e não há o risco de esquecê-las.
A memorização do Balanço de Pagamentos é muito importante para a resolução de muitos exercícios do conteúdo de Contas Nacionais. Recomendo colar este em algum lugar visível do dia-a-dia, na capa de um caderno ou até mesmo como um wallpaper de celular. Lembrando que eu considero parte importante do aprendizado você próprio esquematizar o Balanço de Pagamentos de próprio punho.
Encontra-se disponível para download logo acima o meu caderno de Álgebra Linear, que está bastante completo em relação à ementa; este pode ser compartilhado à vontade.
A prova de Estatística é a prova com conteúdo menos extenso, e a prova mais “repetitiva”: basta resolver alguma quantidade de provas anteriores que se observa como as questões de Estatística se repetem muito de algumas provas para as outras. Isso não a faz necessariamente a prova mais fácil, porém, e pode apresentar dificuldades, especialmente para quem não fez a graduação em economia.
Cabe ressaltar que nos últimos anos o conteúdo de Econometria passou a cair menos; as questões de Números Índice se tornaram mais comuns, e o conteúdo de Equações Simultâneas não cai desde o exame 2014. Apesar de sua importância geral para a ciência econômica, recomendaria o estudo de Simultâneas somente como o último dos conteúdos, se houver tempo.
A ordem que eu recomendo para o estudo do conteúdo de Estatística é a seguinte:
Confesso que usei muito pouco a bibliografia para o conteúdo de Estatística: foquei mais em meus cadernos da graduação e nos exercícios, com ajuda suplementar de alguns conteúdos e apostilas encontrados na internet. Quero postar o material que utilizei em outros posts do blog. Mesmo assim tenho aqui algumas recomendações de livros:
1. Números-Índice
Estudei este tópico através da completíssima apostila do departamento de estatística da UFF. Agradecimentos aos autores.
2. Probabilidade
Capítulos 3 a 7 do Estatística para Economistas do Hoffmann. Ainda espero achar alguma referência mais completa sobre a parte de funções de probabilidade, que cada vez mais se mostra um tópico recorrente.
3. Distribuições
Bom, a parte de Distribuições, por serem muito pontuais, meu método de estudo foi de criar um grande resumo das distribuições e partir para os exercícios. Quem não está familiarizado com a distribuição normal e normal padrão deve recorrer ao capítulo 9 do Hoffmann, e resolver exercícios nesta área.
4. Teoremas
O Teorema do Limite Central e a Lei dos Grandes Números se encontram inclusas no conteúdo de Distribuições e Inferência. Sobre Desigualdade de Tchebycheff, que tem voltado a cair, espero preparar um material de autoria própria sobre o tema, visto que ainda não encontrei nenhum material bom.
5. Inferência
Capítulos 9 a 12 do Hoffmann, com ênfase no capítulo 10. O mais importante é saber testar as características dos estimadores, que é uma questão recorrente no exame.
6. Econometria
Capítulos 2 a 12 da Econometria Básica do Gujarati são mais simples (apesar de freqüentemente muito enrolados); quem prefere o Introdução à Econometria do Wooldridge pode estudar os capítulos de 2 a 9.
7. Séries Temporais
Aqui não encontro nenhuma referência simples/em português que seja boa e completa (não compensa de forma alguma estudar pelo Gujarati, o que foi uma perda de tempo). Aquise encontra o meu caderno da disciplina, que foi meu principal método de estudo; o essencial é saber as regras de integração e cointegração, além das fórmulas do AR(1), AR(2), MA e ARMA(1,1).
8. Equações Simultâneas
Os capítulos 18, 19 e 20 do Gujarati são mais do que o suficiente, e apresentam a teoria de forma mais completa do que o exame exige. Para uma abordagem mais rápida, pode-se consultar o resumo postado e partir para os exercícios.