Método de Estudos
Resolvi destrinchar o modo em que eu estudo em duas postagens: nesta, ensino como eu estudava cada uma das disciplinas que compõe a ementa do exame ANPEC. A postagem em que ensino formas de organizar a rotina e os objetivos de estudo se encontra aqui.
Irei separar o estudo de cada conteúdo nas seguintes fases:
1. Bibliografia e Fichamento
Não tem escapatória: se você não conhece um conteúdo, precisa ir pros livros e outros materiais indicados na seção de Referências.
Só que não basta ler; é muito verdade para mim, e creio que para maioria, que retemos muito mais o que escrevemos do que o que lemos.
Por isso recomendo fazer como eu: compre cinco cadernos de capa dura (de cores diferentes), um para cada uma das provas da ANPEC.
Estude cada conteúdo, em cada livro, anotando de forma resumida e sintética, em formato de tópicos, o conteúdo que você está lendo. Dê destaque para as fórmulas, e use canetas de cores diferentes para marcá-las.
2. Primeira Revisão
Sugiro fazer uma breve releitura de tudo o que você anotou para este conteúdo, e assegure-se de que você decorou todas as fórmulas (e datas mais importantes, no caso da prova de Economia Brasileira).
Também é muito bom colocar as fórmulas e esquemas mais importantes de forma muito sintética em um post-it.
3. Exercícios Resolvidos da Apostila
Esta é possivelmente a parte mais importante do estudo de qualquer disciplina: a resolução dos exercícios resolvidos e comentados da Editora Campus, organizados por Cristiane Alkmin J. Schmidt. Estes, em diversas edições, possuem todos os exercícios entre 2002 e 2015 respondidos, explicados e comentados, além de devidamente agrupados por matéria. São cinco apostilas, para as cinco provas.
As provas da Anpec têm uma característica própria, e existem modelos de exercícios que são muito recorrentes; todo exame Anpec tem uma questão sobre eficácia de políticas no modelo Mundell-Fleming, por exemplo. Ter feitos muitas questões anteriores é um dos fatores mais importantes que definem um bom resultado no exame.
O que recomendo é: após acabar o conteúdo de, por exemplo, teoria do consumidor, ir para os exercícios de teoria do consumidor da apostila e resolvê-los. Porém, tente primeiro respondê-los sozinho(a), e contabilize quantos pontos você teria feito se fosse pra valer. No início, prepare-se, porque provavelmente os resultados começarão muito insatisfatórios, porque você ainda não sabe a “manha”, como as questões de cada conteúdo são efetivamente cobradas no exame.
Corrija as questões e anote as resoluções das que você pulou e das que você errou no caderno. Dê ênfase especial (talvez alguns asteriscos com caneta vermelha) para as alternativas que você errou, visto que a prova Anpec penaliza duramente os erros. É muito importante anotar todas as coisas interessantes da resolução, principalmente aspectos de que você não se lembrava, não tinha estudado ou tinha entendido errado. Anote tudo, pois somente ler a resolução e confiar que você vai se lembrar disso na hora do exame pra valer é uma estratégia arriscada.
4. Segunda Revisão e Resumo
Terminada fase de resolução dos exercícios comentados das apostilas, agora cabe fazer uma segunda revisão (releitura breve do que você sintetizou da teoria e do que você anotou dos exercícios comentados) para então fazer o seu resumo. Use uma folha inteira de papel chamex, e anote nela de forma esquemática tudo o que você acha importante; a esta altura do campeonato, você já tem uma boa noção do que cai muito na prova, e como cai, por causa da experiência dos exercícios. Os resumos que eu fiz nestes momentos se encontram na página Materiais. Com o resumo pronto, você pode partir para o próximo conteúdo; separe alguns momentos do estudo de outras disciplinas pra revisar o seu resumo.
